Dulce Soares – Coach de Grupos e Equipes, Senior Executive Coach, Coach de Carreira  & Coach de Relacionamentos, Mentora de Coaches, Supervisora de Coaching e Membro Credenciado MCC/ ICF, Psicóloga e Psicopedagoga

 

 

Casada, mãe de dois filhos, avó de quatro  netos. Desde criança ama estar em grupos e partilhar coisas: como brinquedos e alimentos. A inclusão, a educação, a espiritualidade, o  Fazer  o Bem sem saber a Quem, é um dos seus valores mais Sagrados. Desde pequena, sempre procurou ver a convergência das coisas, quando aprendeu o conteúdo cognitivo: Interseção da Matemática, ficou encantada e pensou em levar essa idéia para frente, esta atitude está presente na sua  vida adulta e no seu fazer profissional, busca sempre encontrar a Unidade que está em cada humano, mesmo com as nossas diferenças.  Filha de um português com uma brasileira: um jogador de futebol  do Porto e mais tarde –  supervisor da Gessy Lever  formado em Administração com uma Pedagoga e Musicista formada pela Escola Nacional de Música,  Dulce é a mistura desses dois, trazendo um olhar acurado e especial  entre o que  se ensina na Academia Científica com os Conteúdos da Vida, integrando o saber sistemático com o assistemático,  Dulce importa  para sua prática profissional: o teatro, a dança, a  poesia,  a música e os jogos corporais tão presentes no mundo da educação e do  desporto, reverberando essa marcagrafia em seus projetos profissionais acadêmicos e do mundo corporativo.

Past President ICF Capítulo Regional RJ. Presidente no triênio 2014 à 2016.  Diretora de Educação da IT Quality Systems. CEO da useCoach, Coach de Grupos e de Equipes nível avançado pela Potentials Realized / Canadá – ICF Mentor Registry e Coaching Supervisor Formada pela Goldvarg Consulting Services. Acreditada pela ICF e EMCC.  Coach de Relacionamento e de Carreira. Sênior Executive Coach & Life Coach. Membro Credenciada MCC/ICF – International Coach Federation. USA e Membro Fundadora do Capítulo  Regional RJ. Mentora de Coaches e Supervisora de  Coaching. Autora do Curso: Programa de Imersão em Coaching de Grupos e Equipes: A Arte do Processo Grupal acreditado como CCE pela ICF, conferindo 22,5 CCEU’s e 1,5 Resource Development. Autora do Curso: Coaching de Grupo para Pais & Programa de Mentoring para Coaches   Palestrante Internacional ICF Portugal e  ICF Argentina. Pesquisadora em Saúde e Educação. Pós Graduada em Psicopedagogia Clínico-Institucional, Strictu – Sensu com dissertação defendida na UNESA com a dissertação:  O Professor como Construtor de Vínculos Positivos com alunos do primeiro   ano do Ensino Fundamental até o terceiro  ano do Ensino Médio. Orientadora: Magda Anachoretta Alves – UFF. Especialização em Psicanálise Freudiana / Lacaniana e Pedagogia Empresarial pela UNESA/RJ. Graduada em Psicologia e Pedagogia. Atua como Psicóloga Clínica e Organizacional  no Brasil e em Portugal, é vinculada ao Conselho Regional de Psicologia e a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Tendo conquistado recentemente o Título  Europeu de Psicologia, aprovado pela EPFA – European Federation of Psychologists Association. Autora de diversos livros: O Eu, o  Nós e a Rede. Uma Práxis Vivencial de Coaching de Grupos e Equipes. ( et all/  outros autores), publicado pela Qualitymark editora.. A Empresa que Aprende: A Atuação Estratégica da Psicopedagogia nas Organizações Empresariais – Edição do Autor. A Caixinha de Insetos de Pedro – uma leitura psicopedagógica do aluno, da escola e do professor – Editora Ágora da  Ilha. Os Vínculos como Passaporte da Aprendizagem: Um Encontro D’EUS – Editora Caravansarai ,  E-book: Vida de Cão publicado no site  da Amazon,  E-book: ConVersa ao Pé do Ouvido – Edição do Próprio Autor. Participação nos livros: Psicopedagogia – Diversas Faces múltiplos olhares e Te-Sendo Fios de Conhecimento publicado pela Olho D’Água e Uapê respectivamente. Professora convidada em diversas faculdades, cursos de pós graduação ( Psicologia e Psicopedagogia)  em  consultorias nos estados do Pará, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí, Ceará, Santa Catarina e Pernambuco. Diretora de Educação  da IT Quality Systems Ltda. Atua como Coach de Grupos e Equipes em segmentos diversos: Clubes Desportivos, Moda, Organizações Não Governamentais, Empresas de Tecnologia da Informação, Professores e Pais,

É gente de coração, uma humanista / existencialista  e mestre em essência,  atende  CEO’s, Vice -Presidentes, Superintendentes, diretores, gerentes e líderes em geral.

Rubio Soares – Coach Esportivo, Coach Executive, Life Coach & Coach de Relacionamentos e Membro Credenciado ACC/ICF. 

Casado, pai de 2 filhos, avô de quatro netos, desde criança apresenta um comportamento de criar coisas, engenhar, construir, a  perseverança e a persistência são atitudes marcantes em Rubio, ele acredita inclusive  que esse é um dos legados do esporte no ser  humano –  A capacidade de Superação é um dos seus maiores valores, sua capacidade  de  luta na vida, veio da prática do esporte,  foi a herança  que conquistou  para si mesmo, foi atleta de Jiu- Jitsu,  por mais de 11 anos, participando  de vários campeonatos municipais e estaduais,  foi jogador de futebol pelo Botafogo, nos anos 80, porém resolveu investir simultaneamente  numa formação mais acadêmica e formou- se em técnico e eletrônica pela CEFET/ RJ, fazendo logo em seguida  a faculdade de Engenharia Eletrônica  na Universidade  Nuno Lisboa,  alguns anos depois fez sua segunda graduação  Administração na Estácio de Sá,  e em 2003,  o MBA em Marketing pela COPPEAD/ UFRJ. Em toda sua vida profissional encontrou pessoas que foram decisivas no seu fazer profissional, trabalhou com pesquisadores no Centro de Pesquisas da Eletrobrás – CEPEL, seu primeiro emprego,   como por exemplo  Márcio Szechtman, um pesquisador do setor elétrico e Marcus Roitman da área TNA. Teve o privilégio de trabalhar com o ex presidente da Glaxo do Brasil  na Amplus Informática – Charles Aloysio,  juntamente com Cilineu Nunes,  Joarez Machado, Marcio Lannes e Cristina Monteiro Azevedo.

Atualmente faz formação como Treinador de Futebol – Nível 2  pela Associação de Futebol do Porto, vinculado à UEFA. Atua como Coach Esportivo Certificado pela Inner Game International School de Timothy Gallwey Certificação Módulo The Inner Game Fundamentos, curso acreditado como CCE/ ICF. Coach Executive e Life Coach. Certificado como Líder Coach e  Coach de Relacionamentos  pelo Integrated Coaching Institute –  Curso acreditado como ACSTH/ICF.   Membro Credenciado ACC/ ICF. Membro Fundador do Capítulo Regional  ICF/RJ.  Co Autor do Livro: O Eu, o Nós e a Rede – Uma Práxis Vivencial de Coaching de Grupos e Equipes publicado pela Qualitymark Editora. . Formação em Administração de Empresas e Engenharia Eletrônica. Tendo uma experiência de mais de 30 anos com Gestão de Pessoas e Liderança de Equipes. Atende: gerentes, líderes de área, superintendentes, diretores e CEO’s.

 

 

 

FACILITADORA CONVIDADA DO PROGRAMA DE IMERSÃO EM COACHING DE GRUPOS E EQUIPES: A ARTE DO PROCESSO GRUPAL – HELENA ANJOS.

Formação Académica & Formação Certificada Executive Coach, certificada na Escola Europeia de Coaching e credenciada como Professional Certified Coach (PCC), ICF, 2010; Certificada em Team Coaching – MCC Luís Angel Carchak na EEC, 2012; Coach de Grupos; em processo de candidatura para MCC; Mentor Coach certificada – Dámian Goldvarg e Norma Perel; Co-autora de livros técnicos; Co-fundadora da EMCC em Portugal; Psicóloga Clínica, ISPA (1979); Mestre em Psicologia Clínica, ISPA (2014); Formação em Grupanálise na SPGPAG (2010 – 2014); Formação em CAP, 90 horas; Frequência do 3º ano do Curso de História, Universidade de Lisboa.

Experiência Profissional

Como Coach – atividade privada – Exerce Coaching Individual, de Equipas e Grupos (desde 2010);

Organiza espaços de “Coaching Café” – espaços de reflexão sobre as 11 competências core da ICF, com foco nas Dúvidas do Coach, no Silêncio e Ruído em Coaching e na Arte de Escutar e estar em Presença; Facilitadora convidada pela MCC Dulce Soares – Programa de Imersão em Coaching de Grupos e Equipas. É responsável por dois módulos: 1) Coaching Inteno e Coaching de Equipas e 2) A Arte como ferramenta de intervenção nos processos grupais; A criar o produto “Coaching Interino”.

Na ICF Portugal – Desde Junho 2018 – Past Presidente do Chapter da ICF Portugal. Em 2017, quando assumiu o cargo de Presidente do Chapter daICF Portugal tinha como vontade continuar a contribuir para a excelência do Coaching em Portugal, propósito que partilhou com a equipa da Direção e a equipa de voluntários para diversas áreas de intervenção durante 18 meses.

Na qualidade de Presidente desta Associação desenvolveu inúmeros projetos: workshops mensais sobre temáticas ligadas ao Coaching, organização de 2 International Coaching Week (ICW), assim como a organização da Conferência Anual; Focouse no Reconhecimento da Profissão de Coach, projeto que desenvolveu com o apoio da ICF internacional, apoiou e colaborou em coaching probono com refugiados e desempregados;

Entre 2015 e 2017 comprometeu-se com o desempenho do cargo de Vice-Presidente desta Associação.

Nos CTT Trabalhou nos CTT desde Junho de 1984 até Dezembro de 2017, onde desenvolveu atividades diversas, como: Coordenadora da Equipa de Coaching interna dos CTT (1999- 2017); Mais de 11 000 horas de prática de Executive Coaching – Sessões Individuais, Coaching de Equipas e Coaching de Grupo – registadas e validadas no HR Acess dos CTT; Formadora nos CTT – Cursos inscritos na Área Comportamental, nomeadamente: Ser um Líder Coach, As vantagens do Coaching na Liderança Operacional; As vantagens do Coaching na área Comercial; Comunicação Não Violenta, Gestão de Conflitos; Responsável pela Formação de Recolocação de Pessoas (PRP) numa das restruturações da empresa (2002 a 2004); Neste Projeto foi ainda Responsável pela Negociação das condições de mudança – desde o local de trabalho até às indemnizações;

Coordenadora da Área de Recrutamento e Seleção de chefias

(1988 a 1999); Responsável pelo Projeto de modernização do Vestuário de Serviço, inserido no Projeto de Rebranding da Marca CTT

(2004 a 2005). Responsável por implementar e dinamizar uma área de psicologia clínica nos CTT – os casos de psiquiatria era reencaminhados para o médico psiquiatra;

Atividade Privada

Exerce Clínica Privada (desde 1980); Exerce Coaching Individual, de Equipas e Grupos (desde 2010); Outras Atividades Intelectuais Escreve artigos sobre Coaching, assim como artigos científicos sobre matérias da Área da Psicologia, preferencialmente o Luto, o Narcisismo, as Relações Vinculares, a Solidão e o Bem- Estar Psicológico e Subjetivo; É uma leitora compulsiva e gosta de “sentir” o lado obscuro dos personagens; Leva o coaching a diversas universidades; Escreve sinopses para filmes com forte densidade emocional;

Skills Profissionais

Focada nos objetivos; Curiosa; Planeada; Elevada capacidade de trabalho; Vibra com Planos de Ação consistentes; Prepara-se, com suporte científico, para cada intervenção profissional; na relação de Coaching, cumpre o código de ética da ICF e tem como pilares as 11 competências core; Pauta a sua atuação pelo saber sentir e saber pensar e está ao serviço de cada cliente; Enquanto executive coach está alinhada com as expetativas de cada cliente e com a estratégia da empresa. Também acredita que o ROI mais fidedigno é o resultado do processo de facilitação da mudança desejada pelo cliente.

Co-autora de 3 livros sobre Coaching: Perguntas Poderosas, O Eu, o Nós e a Rede e Coaching, Coaching, Ir mais longe cá dentro (ICF). Escreveu diversos artigos para revistas de RH.

Skills Pessoais

A sua relação com o Coaching tem 18 anos e tem como pilares o continuar a aprender a arte de fazer-acontecer, assim como criar condições para honrar tudo o que o coaching lhe ofereceu. Este é o seu propósito quando começa e quando acaba cada dia. Quer continuar a viver com esta alegria de contribuir para um mundo mais humanizado. Perspetiva vir a desenvolver a sua atividade de executive coach noutros domínios; Tem consciência que os bons resultados da sua atividade de coach resultam da relação de confiança que estabelece com os seus clientes;

Acredita que a melhor ferramenta de coaching é o próprio coach. Criativa; Responsável; Está sempre disponível para agarrar novas oportunidades de desenvolvimento; Considera que o trabalho com Equipas é uma aposta ousada, mas muito gratificante; Sente-se entusiasmada quando está na presença de pessoas intelectualmente desafiantes.

E por detrás da cortina

Está uma pessoa corajosa, vulnerável, que respeita cada ser humano como se fosse único, que sabe dizer não e sim, que ainda fica fascinada com livros com teorias freudianas ou com boas reflexões sobre Coaching; Uma pessoa que gosta do mundo académico e que é convidada para falar sobre o Coaching que se faz em Portugal; Uma pessoa que ousou começar a fazer Coaching interno nos CTT. Não foi fácil, mas o resultado foi surpreendente. E gosta de sentir que o seu foco, para além das atividades profissionais, são as saídas com o seu grupo de amigos, conhecer Portugal e as viagens por cidades com história e povos com estórias. Pratica dança e faz caminhadas. O mar é a sua casa de reflexão. E que sente que a música foi uma das mais grandiosas invenções da humanidade.

 

 

FACILITADOR CONVIDADO DO PROGRAMA DE IMERSÃO EM COACHING DE GRUPOS E EQUIPES: A ARTE DO PROCESSO GRUPAL – ROBSON SANTARÉM

 

Robson Santarém – Casado, Pai, Administrador especializado em Recursos Humanos, Mestre em Ciências Pedagógicas, pós-graduado Filosofia Moderna e Contemporânea, em Psicologia Junguiana, em Teologia, Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, com formação holística pela Universidade Holística Internacional – UNIPAZ. Coach Senior com credencial ACC da International Coach Federation. É Sócio-Fundador da Anima Consultoria para Evolução Humana, com experiência acumulada como gerente em multinacionais e mais de 20 anos de consultoria em gestão de pessoas. Professor dos MBA´s na Universidade Federal Fluminense, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Veiga de Almeida e da Pós-Graduação em Pedagogia da Cooperação. É facilitador e palestrante em vários congressos de gestão de pessoas, seminários e cursos de desenvolvimento de lideranças, trabalho em equipe, ética, espiritualidade no trabalho, etc. Foi vice-Presidente Executivo da ABRH RJ na gestão 2004/2006, e vice-presidente do Conselho Deliberativo desta Associação para o período 2007/2009 e Diretor de Desenvolvimento da ICF International Coach Federal Capítulo Rio de Janeiro (2014/2016). Membro do Comitê da Comunidade de Coaching dos Países de Lingua Portuguesa – ICF PT. Mentor das lideranças da Rio Junior Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro. É autor dos livros Millennials: O Mundo é Melhor (Qualitymark Editora), Precisa-se (de) Ser Humano – Valores Humanos: Educação & Gestão (Editora Vozes), AutoLiderança – Uma Jornada Espiritual (Editora Senac Rio), A Perfeita Alegria – Francisco de Assis para Líderes e Gestores (Ed. Vozes), As Bem-Aventuranças do Líder: a jornada do herói (Ed. Vozes) e é coautor de Puer & Senex – Dinâmicas Relacionais (Ed. Vozes). Recebeu o diploma de honra ao mérito do CRA em 2004 pela contribuição com a Ciência da Administração e valorização da Profissão. Desenvolve trabalho comunitário no Morro do Jurumenha – São Gonçalo, RJ desde 1981.

FACILITADOR CONVIDADO DO PROGRAMA DE IMERSÃO EM COACHING DE GRUPOS E EQUIPES: A ARTE DO PROCESSO GRUPAL – ERMIL DIACONESCU.

 

 

 

 

 

Ermil-Mihai Diaconescu

Detalhes Pessoais

Informações de Contacto: ermild@live.com, +40 752 380 188

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ermil-mihai-diaconescu-acc/

Residência: Bucareste, Roménia.

Resumo Profissional

Coach  executivo e profissional certificado, mentor e conselheiro ajudando líderes, especialistas e equipas a superar

desafios, alcançar os seus objetivos e cumprir o seu potencial. Coach  credenciado pela ICF, com mais de  3 anos de

experiência como coach e mais de  300 horas de coaching  profissional entregue, tanto a indivíduos como a

equipas.

Trago sólidas pessoas e formação de gestão de projetos, grandes habilidades de comunicação e 15 anos de

experiência nas indústrias de Telecomunicações e Software, trabalhando em Gestão de Projetos, bem como em

coaching e desenvolvimento de profissionais e funções de apoio ao cliente.

Especialidades: Coaching  Executivo e de Carreira, Coaching de Equipas, Coaching de Grupos, Mentoria, Gestão de Projetos, Gestão

de Pessoas, Experiência do Cliente, Gestão de Mudanças, Transformação da Organização, Processos e Otimização de Procedimentos.

Experiência

Coach Executivo e de Liderança, abril de 2017 – presente

Membro da ICF, credenciado ACC

Realizações:

•  Com sucesso, entreguei mais de 300 horas de coaching profissional, tanto a indivíduos como a equipas:

o  Indústrias: IT&C, Cadeia de Aquisições e Abastecimento, Marketing Research, ONG;

o  Principais áreas de coaching : Planeamento Estratégico, Equipas (“A nossa equipa não está a ter um desempenho tão

bom quanto gostaríamos”), Engage and Mobilize Employees , Career Coaching , Move Things Forward , Gestão do

Tempo (cliente sobrecarregado, ou quer ser mais produtivo), Liderança Elegante, Pensar Abrangente, Behavioural

and Comportamental Coaching

•  Formado com Center for Executive Coaching , um programa completo de formação ACTP aprovado pela ICF que treina e

certifica coaches  de nível executivo em todo o mundo;

•  Realizar com sucesso um retiro de uma equipa;

•  Criar o workshop “Coaching in the Moment – Embrace the Power of Connection” a profissionais de coaching , dirigentes e

executivos na Roménia (Bucareste, Iasi, Timisoara) e Portugal (Lisboa);

•  Membro do Conselho de Administração da ICF – Capítulo Romeno, trabalhando para o desenvolvimento da comunidade de

coaching na Roménia. Membro do Comité comunitário de Coaching de Língua Portuguesa – ICF Portugal.

•  Criar o webinar  “Articulando as Competências de Coaching  e a Literatura lusófona”.

•  Escrever e publicar o artigo “O Coaching na obra de Fernando Pessoa”

Principais responsabilidades:

•  Ajudar os clientes a atingir os seus objetivos e a cumprir o seu potencial;

•  Apoiar os líderes a aumentar graciosamente as suas capacidades de liderança e superar os desafios de uma posição de

liderança, deixar de ser sobrecarregado e começar a comunicar de forma simples e poderosa, a definir objetivos, bem como

a envolver e motivar as pessoas;

•  Trabalhar com equipas para avançar, permitir o desempenho, apresentar resultados e atingir os seus objetivos;

•  Ajudar os clientes a ultrapassar as dificuldades de uma mudança de carreira e a desempenhar um novo papel e ambiente;

•  Executar os processos de Coaching de forma totalmente profissional, no que diz respeito ao Código de Ética da profissão.

Diretor de Divisão de Projetos, PMO, TeamNet, 2011-2017

2

Liderando uma equipa de 5 – 10 Gestores de Projetos.

Realizações:

•  Assegurei mentoria e coaching para Gestores de Projetos, não só na minha Divisão, mas para todos os PMO;

•  Liderando com sucesso uma equipa de ~12 pessoas para implementar, pela primeira vez na história da empresa, a Iniciativa

de Satisfação do Cliente: realização do Inquérito de Satisfação do Cliente, definir medidas a implementar de forma a melhorar

o Cliente satisfação e aprovação das respetivas medidas no Conselho de Administração da Sociedade;

•  Implementação bem-sucedida em todo o nível do Departamento de Gestão de Projetos e Divisão das alterações

desencadeadas pela transformação da Empresa (novos procedimentos e processos são 100% implementados e utilizados; o

novo processo de avaliação é executado regularmente).

•  Executar e fechar com sucesso vários projetos dentro da minha Divisão de Projetos, tais como:

•  Projeto PMI do Ano 2014 – Software para Cenários de Desastres (“Institutul National de Cercetare – Dezvoltare pentru

Fizica Pamantului”)

•  Orizont – Sistema Integrado para o Fundo Nacional de Pensões

•  Sistema Integrado de Gestão e Avaliação romeno Natura 2000 (“Agentia Nationala de Protectie a Mediului”).

Principais responsabilidades:

•  Definição da estratégia e procedimentos para o Departamento de Gestão de Projetos (PMO);

•  Garantir que as atividades de gestão de projetos sejam realizadas pelos gestores de projetos em conformidade com as normas

e metodologias internas de gestão de projetos, no sentido do sucesso do projeto;

•  Garantir um nível de escalada para os gestores de projetos e negociar com entidades dentro da empresa de forma a criar o

ambiente certo para o sucesso dos projetos;

•  Representar a empresa na frente de parceiros de negócio e clientes e desenvolver boas relações comerciais;

•  Recrutar, selecionar, formar, designar, agendar e treinar colaboradores; comunicar as expectativas de emprego;

planeamento, monitorização, avaliação e revisão das contribuições para o emprego; planeamento e revisão de ações de

compensação para a minha equipa;

•  Aprovação dos orçamentos dos projetos e garantia de que o orçamento da Divisão é aprovado e respeitado;

• Rebranding  e transformação da empresa;

Gestor de Projetos, TeamNet, 2008-2011

Realizações:

•  Garantindo o sucesso do projeto, desenvolvi excelentes relações com as equipas de clientes: usei e encorajei uma

comunicação clara sobre todos os aspetos dos projetos, tive uma compreensão muito boa dos seus negócios e organização,

por isso ganhei confiança do lado deles, eu respeitei todos os compromissos e constantemente trabalhei com as equipas de

clientes para evitar os desvios do projeto

•  Executar e encerrar com sucesso vários projetos, no tempo e no orçamento interno, tais como:

•  Sistema de monitorização da qualidade da energia elétrica da E.ON Moldávia Distributie;

•  Extensão e desenvolvimento do sistema de TI para a Agentia de Plati si Interventii na Agricultura;

•  Sistema integrado de Informação – suporte à DDBRA Management (Administratia Rezervatiei Biosferei Delta Dunarii);

•  SIM – POSDRU (Sistema integrado de Gestão da Directia Generala a Autoritatii de Management POS Dezvoltarea

Resurselor Umane)

•  Serviços de consultoria para implementação do MS Office SharePoint 2007 e desenvolvimento de fluxos de trabalho para

Electrica Distribuie Transilvania Sud.

Principais responsabilidades:

•  As atividades de gestão de projetos e entregas associadas de acordo com a Carta de Projetoaprovada e em conformidade

com as normas e metodologias internas de gestão de projetos, prestando atenção ao calendário, orçamento, prazo e

qualidade constrangimentos.

•  Coordenado entre diferentes equipas (especificações, desenvolvimento, teste e suporte) a fim de desenvolver os resultados

dos projetos, os recursos de tarefas atribuídos, o estado do projeto monitorizado;

3

•  Representar a empresa na frente de parceiros de negócio e desenvolveu relações comerciais;

•  Participar nos processos de aquisição (negociações de contratos, gestão de subcontratantes);

Developer Support Team Manager, Microsoft, 2007-2008

Realizações:

•  Iniciei a primeira Equipa romena de Apoio ao Desenvolvimento, uma equipa de especialistas dedicada a oferecer suporte

premier Level 3 aos clientes mais importantes da Microsoft nos países de língua francesa e alemã;

•  Assegurar a Transferência de Conhecimento para uma equipa de cerca de 15 Engenheiros de Apoio de diferentes Equipas na

EMEA;

•  Assegurar o sucesso no embarque dos Engenheiros de Apoio na Equipa de Apoio ao Desenvolvedor;

•  Promoveu um papel de liderança técnica na GTSC Roménia para o negócio de Apoio ao Desenvolvimento;

•  Alcançou uma tendência ascendente nos KPI’s da equipa para cumprir os objetivos do negócio.

Gestor de Projetos de Desenvolvimento, Alcatel, 2005-2007

Realizações:

•  Assegurar a melhoria de um componente principal do software para corrigir a degradação do desempenho descoberta nas versões

anteriores;

•  Definir e consolidar a lista de funcionalidades de lançamento em frente ao gestor da linha de produtos, com base nos requisitos

recolhidos dos clientes mais importantes (Orange, T-Mobile, SFR); no âmbito do processo, todos os requisitos do cliente foram

analisados, avaliados e priorizados de forma a adequar-se tanto ao orçamento como ao calendário;

•  Concluído a tempo, as especificações e o desenvolvimento (incluindo testes funcionais) para a primeira libertação

•  A fase de pré-integração do sistema passou com sucesso.

Principais responsabilidades:

•  Parte da equipa de gestão do departamento, participando em qualquer processo de tomada de decisão de gestão, garantindo a

implementação do processo de mudança para uma organização orientada para o projeto;

•  Assegurou a avaliação correta da complexidade do projeto, forneceu estimativas de custos e assegurou o planeamento de recursos

de acordo com o número de pessoas e a sua qualificação;

•  Coordenados entre diferentes equipas (especificações, desenvolvimento, teste e suporte), projetos desenvolvidos, recursos de

tarefas atribuídos, estado de projeto monitorizado;

•  Definir o plano de formação necessário para as pessoas;

•  Assegurar o coaching para os Líderes de Equipa na minha equipa;

•  Coordenar a atividade de 4 equipas de teste – 30 pessoas;

•  Treinar e orientar os líderes da equipa de teste;

•  Participar na revisão salarial, no processo de contratação; avaliação anual para os líderes de equipa;

•  Avaliar os riscos e definir as ações adequadas para eliminá-los.

Coordenador de Testes e Líder da Equipa de Apoio, Alcatel, 2003-2005

Software Test & Support Engineer, Alcatel, 2002-2003

Engenheiro de Desenvolvimento de Software, nodes GmbH München,2001-2002

4

Matemático, nodes GmbH München,1997-1998

Professor de Matemática, Ensino médio ,1996-1997 e 1999-2001

Estudos

2016 – 2017 Certified Executive, Leadership and Career Coach – Center for Executive Coaching

1996 – 1997 Mestrado em Matemática – Universidade Al. I. Cuza, Iasi, Roménia

1991 – 1996 Licenciatura em Matemática em 1996 – Universidade Al. I. Cuza, Iasi, Roménia

1987 – 1991  “Gh. R. Codreanu” Ensino médio, Barlad, Roménia

Competências

Línguas

Romeno – Nativo

Inglês – Avançado

Português – Avançado

Francês – Intermediário

Técnica:

•  Certificado – Programa de Imersão em Coaching de Grupos e Equipes (useCoach – janeiro de 2020)

•  Certificado Internacional de Coaching Sistémico de Equipas (AoEC – outubro de 2019)

•  Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira (C1) – CAPLE

•  ACC – ICF

•  Agile Project Management Registrado (2012)

•  Projeto MS, MS Office

•  Programação C/C++ UNIX, Visual C++ (GUI, COM/DCOM, MFC, STL), MatLab, FoxPro, Visual Test.)

•  Arquitetura de rede GSM, Conhecimento Básico do GSM

•  Bom utilizador do Windows, Solaris, Linux.

•  Solução Neuro Usada (conceber e treinar redes neurais)

Formações

•  Programa de Imersão em Coaching  de Grupos e Equipes – A Arte do Processo Grupal (useCoach – 2019)

•  Formação ACTP completa para coaches , programa acreditado pela ICF, Center for Executive Coachig, 2016 – 2017

•  Curso De Portugal Brasileiro na Embaixada do Brasil em Bucareste (2017 – 2018)

•  Competências de Coaching  Para Gestores Eficazes (EURITMA, 2014)

•  Gestão de Projetos Ágeis – Certificação: Agile Project Management Registrado (2012)

•  EMPRETEC (Empreendedores e Tecnologia, 2014)

•  Preparação para exame spm (TENSTEP, 2008)

•  Formação em Contratação (Teamnet treino interno, 2010)

•  Conduzir Conversas Críticas (Pearn Kandola, 2007)

•  Excelência de Gestão (workshop interno da Microsoft para Team Managers, 2007)

•  Gestão do Stress (Consilium, 2005)

•  Gestão e Comunicação do Tempo (Consilium, 2004)

•  Solaris 2.x Sistema e Administração de Rede (ROMSYS, Bucareste)

5

•  Gestão de Projetos (Universidade alcatel, 2004)

•  Liderança da Equipa (Consilium, 2003)

•  Realização de um processo de recrutamento e seleção bem-sucedido (Centro de Consultoria A&C)

•  Trabalhar com o Povo Chinês (Universidade alcatel, 2004)

•  UniX Advanced Administration (Centro Nacional de Tecnologia informática, Universidade Politécnica de Bucareste)

Passatempos e Interesses

Apaixonado pelo coaching as melhores práticas e pelas pessoas em crescimento, língua portuguesa, descobrir novos lugares, tango.